quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Tratamento do Transtorno Bipolar de Humor E Ganho de Peso

Tratamento do Transtorno Bipolar de Humor E Ganho de Peso

Já que o Transtorno Bipolar de Humor está na moda. Gostaria de falar algumas palavrinhas que acho importante e que andei reparando.

Tem bipolares que não se tratam porque o tratamento primeiramente e basicamente engorda. É um efeito dos medicamentos. Eles fazem a pessoa engordar. E quando o sujeito, que já está fudido por causa da doença começa a engordar, larga o tratamento. Porque não faltava mais nada. Só faltava ser gordo. Além de deprimido, maníaco e gordo. É de fuder.

A taxa de abandono de tratamento por causa de engordar é por volta dos trinta por cento. Um terço dos pacientes não tomam medicação porque ela faz engordar. Sério isso. Muito sério. E eu tenho que concordar com essas pessoas. Porque está cheio de psiquiatras tacanhos que não se preocupam com este “pequeno” detalhe que a medicação faz mal à essas pessoas que ganham peso com ela. Ganhar peso tomando um remédio é um efeito colateral indesejável. Não é para acontecer. E se um médico não se importa com isso, acha natural você ficar obeso ao se tratar de uma patologia, pense em mudar de médico ou converse seriamente com ele. Quem sabe ele vê a luz.

Este estudo americano entrevistou 500 psiquiatras que tratam pacientes com Transtorno Bipolar do Tipo 1 e felizmente, 94% deles está preocupado com os riscos a saúde adivindos da Síndrome Metabólica, resultante da obesidade causada pela medicação. Diabetes e Dislipidemias são outras complicações que ocorrem por causa desses remédios e do ganho de peso.

Antigamente não havia opções de tratamento para o paciente bipolar ou PMD. Era um só medicamento, o lítio. Mas agora existem opções que não alteram ou alteram menos o peso.

Hoje em dia não se justifica manter um tratamento no qual o paciente permanece acima do peso saudável. E eu vejo por aí psiquiatras que insistem em desconsiderar o ganho de peso ao escolher a melhor combinação de medicamentos ao tratar o Transtorno Bipolar de Humor. Isso é inadmissível.

Não se tratar porque o tratamento engorda deve ficar no passado. É uma queixa válida dos pacientes e correta do ponto de vista médico.

(Publicado originalmente no Chá de Hortelã.)

Nenhum comentário: