quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Alerta! Depilação pode transmitir micoses e até HPV


Gente,
a higiene nos locais de atendimento público é uma questão em destaque. Não pensamos nisso normalmente, é verdade. Simplesmente vamos ao salão para a depilação, o cuidado com as unhas, com os cabelos e não pensamos que os utensílios que são utilizados em nós são utilizados em centenas de mulheres naquele mesmo dia, uma atrás da outra. Isso não seria um problema se não houvesse o risco de uma passar doenças ou parasitas de uma para a outra. Noooossa, como a Dendê é exagerada, nojenta... não, não sou. Eu também nem lembro disso quando estou lá, mas ao ler essa matéria no site http://www.minhavida.com.br eu fiquei abismada com as coisas que estão soltas por aí. Lembrem-se que a espátula que é utilizada (na maioria dos lugares, estou generalizando, é claro) para a depilação é a mesma para todas. No caso do tratamento para as unhas tenho visto muita mudança de uns tempos para cá. Hoje em dia os salões de qualidade utilizam instrumentos esterilizados, profissionais com máscaras, as unhas não ficam mais "de molho" na água morna, as cutículas são retiradas com cremes amolecedores, então alguma coisa está melhorando.
Portanto, leiam a matéria e ao procurarem um local para os tratamentos de depilação, manicure, pedicure... procurem locais decentes, com profissionais que usem material esterilizado, cera individual, espátula individual para depilação, máscaras, pinças individuais (ou leve a sua), enfim, tome cuidado, pois a saúde vale ouro e qualquer escorregão pode trazer de presente uma doença tão séria quanto um HPV que é o primeiro passo para um câncer de colo de útero, ok?

Se cuidem!

Beijocas estaladas e estreladas,

Dendê


"Os cuidados dentro do salão de beleza estão em destaque. Muito tem se falado sobre o perigo de contrair o vírus da hepatite e da importância de procurar um local que se preocupe com a higiene e saúde. Mas, além dela, existem outras doenças que podem ser transmitidas enquanto você fica mais bonita. "Problemas de pele como micoses e alergias podem aparecer por causa de objetos mal higienizados", afirma o dermatologista Cesar Cuono, especialista do MinhaVida.

A micose, por exemplo, não é transmitida só em piscinas e saunas. O uso coletivo de utensílios da manicure é a forma mais rápida da doença passar de uma pessoa para outra. No Brasil, há 250 mil salões de beleza e a maioria não utiliza cera individual para depilação. "O comum é colocar o produto em uma panela para aquecê-lo e utilizá-lo em várias clientes durante o dia", comenta o dermatologista.

Segundo o Dr. Cesar Cuono, este processo é extremamente perigoso, pois uma pessoa pode até contrair o vírus do HPV quando faz a depilação da região íntima, se a próxima cliente usar a mesma cera para o procedimento. "O produto só poderia ser reutilizado se o aquecimento acontecesse em uma temperatura superior a 100 graus para que as bactérias fossem exterminadas. E a realidade dos institutos de beleza não é esta", diz.

Além disso, a espátula ou "pauzinho" que as depiladoras usam para retirar a cera da panela e colocá-la na pele da pessoa é um meio para o contágio de doenças. "Como o kit manicure, é essencial que as mulheres, principalmente, passem a ter o seu para depilação. Além de não ser caro, é uma forma de evitar problemas com a saúde", aconselha o médico."

Matéria retirada do site http://www.minhavida.com.br

5 comentários:

Aymée Meira disse...

Gente eu super não sabia disso, to com trauma :x vou super fazer um kit agora...
adorei o post *_*
beijos again \o/

rafaela disse...

ui que nojo, tem que se cuidar ne!

lilitis disse...

Nossa, pela primeira vez na vida eu to comemorando que me depilo com aparelhinho elétrico ou com lâmina, sempre passei inveja de quem depila a cera, só que eu fico uns 10 dias com a perna vermelha de sensibilidade daí acho q não compensa.

Lilian Hatori Colella
lilitis@gmail.com

Anônimo disse...

Nessas horas que assim como a Lili (acima), vejo vantagens em me depilar com aparelho de barbear mesmo! :o/

Beijossss,CeLLa.

Unknown disse...

Vi sobre isso na tv como alerta, mas quem é q não sabe q tem q se cuidar, afinal tudo relacionado ao corpo requer cuidados né.