quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Desligue imediatamente o telefone

Orienta delegado sobre falso sequestro

Vítimas devem procurar a polícia para registrar o caso.
Jovens e idosos correm mais risco de ceder às ameaças.



O golpe do falso sequestro é aplicado por criminosos que, muitas vezes, estão presos. Eles ligam para a vítima e simulam o sequestro de uma pessoa da família para extorquir dinheiro.

O titular da Delegacia Antissequestro (DAS), delegado Marcos Reimão, alerta sobre os cuidados que a pessoa deve ter em caso de ameaça de sequestro por telefone. Segundo ele, assim que a pessoa atender a ligação, ela deve desligar o aparelho e procurar localizar a suposta vítima sequestrada.

“Desligue imediatamente o telefone e localize a pessoa. Se houver dificuldade em localizar (a pessoa) procure imediatamente a polícia”, explica o delegado.

Segundo ele, por causa do nervosismo, é comum ceder à pressão dos criminosos e acabar dando informações reais sobre os familiares. “Normalmente um jovem ou um pessoa idosa pode ceder a essa ameaça”, alerta.


O sequestro que era virtual pode se tornar real a partir do momento que o dinheiro do resgate, imposto pelos criminosos, é entregue. Neste momento, os sequestradores já têm informações sobre a pessoa que estaria em cativeiro.

“Qualquer contato com o criminoso é extremamente perigoso para a vítima. No momento da entrega do dinheiro, o bandido pode estar armado e pode levar a pessoa para dentro da favela ou para um cativeiro”, explica Marcos Reimão.

A ameaça de sequestro deve ser registrada na delegacia.



Celulares em presídios

Segundo Marcos Reimão, a Secretaria de Segurança Pública se esforça em aumentar a vigilância para evitar que os telefones celulares entrem nos presídios.
Uma alternativa seria tentar, junto às empresas de telefonia móvel, desenvolver uma tecnologia capaz de impedir que o sinal dos aparelhos funcione nas cadeias.


“Isso seria significativo para a redução da violência no país todo. O criminoso não pode se comunicar, ele precisa ficar preso, incomunicável”, completa o delegado.



Casos recentes

Na noite desta quarta-feira (26), policiais militares do 15º BPM, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, resgataram uma adolescente de 14 anos. Ela era mantida refém na Favela Santa Lúcia, localizada no município. Uma denúncia anônima motivou a operação policial na comunidade. A vítima ficou pelo menos nove horas em poder dos bandidos.

Na terça-feira (25), policiais libertaram uma mulher que era mantida refém em Campos Elíseos, também em Duque de Caxias. Segundo a polícia, que encontrou o cativeiro após investigações, a vítima ficou sob a ameaça dos seqüestradores por dois dias.

Nenhum comentário: